Considerado o maior e mais conhecido festival de Rock ‘n’ Roll de Minas Gerais e um dos mais importantes do Brasil, o Roça ‘n’ Roll acontece anualmente em Varginha e já virou rota certa para os amantes do estilo. O festival integra a agenda cultural da cidade, passaram mais de 350 bandas e artistas da cena rock e heavy metal, underground e de renome nacional e internacional.

Roca N Roll - CDEm 2005 foi lançado o 1º CD oficial do Roça ‘n’ Roll, com a participação de 16 bandas nacionais. O lançamento foi subsidiado pela Cangaço Produções sem nenhum custo para as bandas participantes. O mesmo aconteceu com o primeiro DVD Oficial do Roça ‘n’ Roll. Lançado em 2006, o DVD teve a participação de 14 bandas e importantes depoimentos de apoiadores, jornalistas, artistas e de toda a produção envolvida no projeto.

O 2º DVD oficial, registrado durante a 9ª Edição, captou os melhores momentos do evento, com diversos registros e depoimentos, e a participação ao vivo de mais de 20 bandas em dois dias de evento. O DVD está em fase final de produção e deverá ser lançado ainda no final de 2008.

Ao longo dos 11 anos de ininterrupta realização, mais de 45 mil pessoas já presenciaram os shows. E este público fiel e numeroso, cresce a cada ano. Em 2009, o evento comemora a sua 11ª edição. Para marcar essa edição comemorativa, a Cangaço Produções amplia diversas inovações incrementadas no festival em 2008.

Uma das novidades que tem sua continuidade é a tenda “Aqui o Bixo Pega”. Nesse espaço vão acontecer workshops de guitarra, baixo, bateria e voz, com músicos de renome regional e nacional. Entre os workshops, grupos regionais farão apresentações simultâneas aos shows das bandas principais.

Como forma de valorizar a tradição mineira, será oferecido ao público novamente, um Torneio de Truco. As duplas serão formadas por meio de sorteios para promover a interação de jovens de várias regiões.

No bar principal, será apresentado um espetáculo de pirofagia e malabares, como forma de resgatar a cultura circense entre os apreciadores de Rock and Roll. Nos intervalos das apresentações das bandas uma companhia teatro mambebe, composta por atores regionais, fará incursões teatrais junto ao público.

Em 2009, o festival foi realizado nos dia 5 e 6 de junho na Fazenda Estrela, Varginha Rock City. A 11ª expedição destacou expoentes do Rock e Metal nacional. A programação contou com shows das bandas Krisiun, Matanza, Tuatha de Danann, Garotos Podres, Cartoon, Coice de Mula, Stomachal Corrosion, Atacke Nuclear, Burgabulha, Dark Legend, Gran Bizon Hellish War, Motoserra Truck Clube, Opera, Rondrakamm, Sacrament, Soulriver, Satyrus, Abysmal Forest, Your Tragedy, Krusher, Silent Hall, Spectral Swing e Unearthly.

Na 11ª expedição, o evento trouxe uma programação alternativa e cultural. O pintor Lucas Abreu expôs seus quadros para o público roqueiro e os visitantes puderam testar seu desepenho na guitarra no torneio de Guitar Hero. Essas atividades serão incrementadas para edição de 2010 e novas atrações devem ser idealizadas. Um dos atrativos deverá ser o “Museu do Rock Varginhense. Neste espaço cultural, serão expostas fotografias, cartazes de shows, capas de CDs e Demo-tapes de bandas locais. No mesmo local, será realizado uma exposição de “Fanzines” (revistas alternativas) de várias países.

A odisseia continua em 2010 e mais uma vez, o Roça ‘n’ Roll vai selecionar bandas de todo país para integrar o cast do evento. Acompanhe as novidades do festival através do site e que venha a 12ª expedição do ROÇA ‘N’ ROLL